sábado, 22 de dezembro de 2007

Capítulo 8 - Futuro: Brinquedos Reais vs Brinquedos Virtuais

Papert, neste último capítulo, leva-nos a reflectir acerca do futuro, nomeadamente sobre o relacionamento entre as crianças e as novas tecnologias.
Pois bem, pensando num passado ainda relativamente próximo, para mim não havia nada melhor, na minha infância, do que poder brincar com brinquedos reais. Brincar com bonecos e bonecas e imaginar mil e uma histórias de vida para eles, brincar com puzzles, legos, jogos de dados e fazer inúmeras brincadeiras com os meus amigos na rua ou em casa! Para mim, todos estes momentos foram importantes e essenciais no meu crescimento e aprendizagem!
Contudo, e verdade seja dita, houve um pequeno jogo electrónico que surgiu na altura, que despertou o meu interesse e de muitas outras crianças: o Tetris – um pequeno jogo electrónico com diversas pecinhas de formas diferentes, em que á medida que estas iam aparecendo no ecrã, tínhamos de as encaixar umas nas outras e formar linhas com elas, quantas mais linhas fizéssemos mais pontos ganhávamos! Actualmente, olha-se a olhos vistos todo o tipo de jogos electrónicos à venda e igualmente os programas de software que existem para crianças.
Não tiro a razão ao autor, o futuro dos brinquedos digitais pode contribuir para o desenvolvimento de certas capacidades e aprendizagens numa criança, nomeadamente, por exemplo, a fluência tecnológica. Contudo, actualmente, o que mais me suscita preocupação, é, por exemplo, chegar a casa do meu afilhado e ele estar enfiado no quarto, sozinho, agarrado ao GameBoy ou á PlayStation, entre outros aparelhos digitais, em vez de estar na rua, num dia de sol, a brincar com os amigos.
Hoje em dia, cada vez mais são as crianças que se fecham em casa com as suas novas tecnologias… cabe aos pais moderarem estes comportamentos, pois se num ponto de vista os brinquedos digitais até contribuem para a aquisição de certas capacidades e competências, podem também tirar outras aprendizagens e conhecimentos como por exemplo, um simples processo de socialização!

Para quem gosta e tem saudades de jogar o famoso Tetris, click em cima do link e divirta-se por um momento: http://www.planetajogos.com/classicos-tetris.html

2 comentários:

Guilhermina Miranda disse...

Patrícia,

Boa tarde.
Gostei de ler o seu blogue, pois reflecte sobre o conteúdo dos vários capítulos do livro de Papert, que era de leitura obrigatória. Achei interessante o modo como argumenta a favor do seu ponto de vista, mesmo que contradizendo o que Papert parece sugerir como positivo. Exemplo: a necessidade das brincadeiras presencais e dos brinquedos reais e ainda do uso dos métodos de ensino ditos de tradicionais para promover e facilitar a aprendizagem dos estudantes.
O blogue tem uma estrutura simples e clara o que me parece positivo.
Penso que deve continuar a escrever neste blogue, agora de um modo mais livre e sem obrigações...
Guilhermina Miranda

Guilhermina Miranda disse...

Patrícia,

Boa tarde.
Gostei de ler o seu blogue, pois reflecte sobre o conteúdo dos vários capítulos do livro de Papert, que era de leitura obrigatória. Achei interessante o modo como argumenta a favor do seu ponto de vista, mesmo que contradizendo o que Papert parece sugerir como positivo. Exemplo: a necessidade das brincadeiras presencais e dos brinquedos reais e ainda do uso dos métodos de ensino ditos de tradicionais para promover e facilitar a aprendizagem dos estudantes.
O blogue tem uma estrutura simples e clara o que me parece positivo.
Penso que deve continuar a escrever neste blogue, agora de um modo mais livre e sem obrigações...
Guilhermina Miranda