sábado, 22 de dezembro de 2007

7º Capítulo - Computadores vs Escola

Neste capítulo, Papert remete para a introdução dos computadores nas escolas e todo o seu contexto e comunidade escolar. Este assunto tem muito que se lhe diga… a meu ver existem muitas coisas boas na introdução dos computadores nas escolas mas também existe muita coisa que não é tão boa neste processo.
Actualmente, o uso do computador nas escolas tem vindo a aumentar gradualmente, contudo por vezes ainda nos deparamos com alguns problemas:
- A falta de formação por parte dos professores em relação a esta tecnologia – é essencial que professores e educadores tenham o conhecimento total sobre o uso do computador e sobre os programas e métodos a ter, mais importantes, para que se produza um bom desempenho no desenvolvimento de capacidades e conhecimentos por parte das crianças.
- A forma como o computador é encarado (forma de lazer) – é deveras importante que o uso de computador na escola seja essencialmente para uso em contexto educativo. A maioria das crianças, hoje em dia, têm pelo menos um computador em casa, e a maior parte das vezes usam-no como forma de lazer e não como uma ferramenta pedagógica, deste modo, é também importante que as crianças se apercebam que o computador não é apenas um brinquedo onde se pode jogar jogos muito divertidos, mas também uma máquina onde elas podem ir além das suas curiosidades e capacidades, aprendendo mais (e melhor).
Em suma, é importante a introdução do uso de computadores nas escolas promovendo, assim, as práticas educativas. Contudo é importante também não esquecer os métodos tradicionais de ensino, não existe mal nenhum em as crianças aprenderem a dizer a tabuada ou a contarem pelos dedos quando estão a fazer contas de somar ou de subtrair! No meu ponto de vista, o uso das tecnologias, incluindo o computador, tem de ser moderado, pois estas têm o intuito de facilitar a nossa aprendizagem e não de fazerem o trabalho por nós!

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