sábado, 22 de dezembro de 2007

Capítulo 6 - Projectos

Este capítulo foi estruturado em torno de projectos susceptíveis de serem postos em prática por todos nós, independentemente da idade ou do nível de competência tecnológica de cada um.
Com estes projectos pretende-se criar um ambiente onde seja possível obter ideias, métodos e modelos que sirvam de inspiração para a realização de actividades desenvolvidas individualmente ou colectivamente (em família…).
Por exemplo: O Microworlds é um programa informático de simples e fácil utilização e pode ser usado por qualquer pessoa independentemente do seu conhecimento informático. É um programa aberto, pois tanto se pode comportar como um processador de texto como pode ser utilizado como um programa de pintura, e basta um pequeno clique num ícone para ele nos apresentar a ferramenta que pretendemos utilizar!
Deste modo, devemos estar sempre de braços abertos para novos projectos que nos vão aparecendo, procurando SEMPRE enfrentar e ultrapassar obstáculos e dificuldades com que nos vamos deparando. Digo isto, pois, é muito comum entre os mais desinteressados por estas coisas de computadores, que há primeira dificuldade visualizada, bloqueiem e não queiram mexer em mais nada nem se quer tentar resolver a dificuldade autonomamente, sem pedir ajudar ou recorrer a manuais. Com isto o que eu quero dizer (e concordando com Papert) é, há que ter aquela curiosidade interior, aquele gozo para tentar resolver as coisas por tentativas e erros; não há nada melhor do que conseguirmos as coisas por nós próprio e interessarmo-nos por aquilo que possivelmente até conseguimos fazer, pois no final até nos sentimos bem connosco próprios e sentimo-nos realizados e satisfeitos! A isto chama-se fluência tecnológica, capacidade que só se adquire com a prática do uso do computador, através de uma aprendizagem por tentativas e erros!

1 comentário:

Divinius disse...

ESCUTA O SOM MAIS PURO DA TUA VOZ....

Boas festas:)