quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Valores - 4º Capítulo de "Família em Rede"

O autor, neste capítulo, debruça-se sobre os valores inerentes ao modo como a educação é conduzida, chamando deste modo a atenção ás técnicas de aprendizagem e ás práticas educativas existentes actualmente.
É de valor também pensar em aprendizagem na família, tendo em conta a preservação dos valores de cada indivíduo (de cada criança). É assim, muito importante que exista diálogo e partilha de experiências e conhecimentos dentro do seio familiar, pois permitirá, deste modo, que se estabeleçam laços de confiança e de um relacionamento mais forte e próximo entre os indivíduos.
Papert acredita ainda que os adultos devem estimular a aprendizagem da criança. Estes devem disponibilizar todo o tipo de materiais recentes e importantes para que a criança se desenvolva num ambiente harmonioso, contribuindo ainda assim como uma forma de incentivo para a elaboração de actividades por parte da criança.
O computador, este é um verdadeiro exemplo de um material bastante importante, quando utilizado neste contexto. Existem diversos softwares que se podem utilizar de forma a contribuírem e a apoiarem favoravelmente a criança, desde que adequados ao seu próprio nível de desenvolvimento. É verdade, que o uso do computador, mais propriamente da Internet, pode trazer alguns perigos à criança, contudo a Internet, quando utilizada conscientemente e com um acompanhamento próximo e seguro, este recurso permite que a criança adquira gosto pela descoberta e vá em busca do que realmente lhe desperta interesse, estimulando assim o desenvolvimento da aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos.

Sem comentários: