segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aprendizagens e conhecimentos adequiridos

Este último mês tem sido um pouco stressante, pois tenho estado, e continuo ainda, sem computador em casa e isso implicou logo não ter acesso à internet em casa também, facto que complicou o pouco as minhas postagens no blog, pois além de estudante sou também trabalhadora e ando sempre a correr de um lado para o outro e nem mesmo na faculdade tenho tempo para ir à sala de computadores. Mas bom, isto para explicar o porquê destas 3 postagens seguidas.

Em relação ás últimas aulas práticas tivemos a preencher uma ficha de análise e de avaliação sobre a nossa tecnologia escolhida: Youtube, SlideShare e Flickr, contudo achámos muito importante falar também do Teachertube. Assim sendo, sendo quatro tecnologias e nós quatro elementos no grupo, decidimos cada uma focar mais a sua atenção numa determinada tecnologia. Deste modo, eu fiquei responsável pela elaboração da ficha de análise e de avaliação do SlideShare. Esta ficha tinha como finalidade a recolha de informação ao nível de identificação, apreciação global e potencial pedagógico da tecnologia em questão.
Pude constatar que o SlideShare tem muitas potencialidades a nível pedagógico e é bem simples a sua utilização. De um modo geral o SlideShare permite a troca e partilha de apresentações, referentes a um ou mais temas/assuntos, entre vários intervenientes e visitantes do site. Estes podem visualizar e comentar apresentações e até fazerem-se membros de um grupo do seu interesse.
É possível deste modo a interacção entre diversos profissionais e estudantes, partilhando deste modo experiências, ideias e opiniões, conhecimentos e aprendizagens entre si, de forma a melhorarem e a incentivarem a sua aprendizagem.
Por exemplo: Um aluno pode colocar apresentações sobre as suas aprendizagens e evoluções tomando assim consciência do percurso que efectuou. Deste modo o professor também pode acompanhar o desempenho e evolução do aluno (fornecendo feedback do trabalho realizado pelo aluno) introduzindo e seleccionando apoios que melhorem a sua aprendizagem e aquisição de conhecimentos.
As apresentações e comentários efectuados tornam-se assim instrumentos de diálogo e de conexão entre os alunos e professores, permitindo deste modo uma reflexão contínua das actividades desenvolvidas de forma a estudarem melhor o processo de estruturação das aprendizagens: aquisições esperadas e adquiridas, obstáculos já superados, dúvidas, etc. Desta forma, tanto o aluno como o professor têm a oportunidade de desenvolver capacidades de registo, de organização e de planificação do seu trabalho. Desenvolvem também a capacidade de análise crítica dos conteúdos e das aprendizagens apresentadas na forma como desenvolvem as suas apresentações, como efectuam esse progresso e como ultrapassam as dificuldades encontradas.

1 comentário:

Joana disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Poderia ter explorado um pouco mais os conteúdos e as diversas tecnologias abordadas ao longo das aulas, para enriquecer o blog com diferentes recursos multimédia!

Joana Viana