segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"Família em Rede" - Cap. 3

Neste 3º capítulo, o autor começa por fazer uma comparação entre duas lojas que visita numa zona comercial, atribuindo posteriormente a cada uma delas um tipo de aprendizagem: na primeira loja que visita, a “Abacus”, encontra muito material de qualidade – livros, material de pintura, estojos científicos – contudo apenas existe um único computador em toda a loja – a caixa registadora; enquanto que na segunda loja, a “maior loja de brinquedos da região”, o autor vê letreiros a avisar a chegada de “títulos mais recentes de software” contudo depara-se com uma incapacidade de analisar qualquer software ali presente perante a multidão que se encontrava dentro da loja, perante o próprio material que se encontrava embalado e devido ao facto de não conseguir visualizar nenhum empregado especializado para pedir informações ou esclarecimentos sobre o material em questão.
O autor distingue assim, dois tipos de aprendizagem: aprendizagem tradicional (primeira loja) e aprendizagem por computador (segunda loja). Através delas Papert alerta-nos então, para a preocupação das técnicas de compra e venda de softwares para crianças, pois tem de existir um bom acompanhamento para se fazer uma boa escolha e o mais importante ainda à que ter em conta também o nível de desenvolvimento cognitivo da própria criança. Actualmente, já existem muitos fabricantes de softwares que se concentram na elaboração de materiais que ajudam outras formas de aprendizagem, tais como o desenvolvimento de capacidades de investigação, a resolução de problemas ou a imaginação criativa; ou seja, à que saber escolher para depois se aprender.
Deste modo, e durante todo este capítulo, o autor fundamenta toda a sua preocupação no uso de softwares por parte das crianças, aconselhando ainda todos, e em especial aos pais, que estes programas, quando escolhidos por nós, devem ser uma mistura de procura e divertimento, sabedoria e instrução. O uso do computador é vantajoso quando a criança pode dirigir as suas aprendizagens para o seu próprio desenvolvimento cognitivo e social.

Sem comentários: