segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aula Teórica: Ensino Programado de Skinner

Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Esses estudos levaram-no a criar os métodos de ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção direta do professor, através de livros, apostilas ou mesmo máquinas.
Segundo Skinner, as pessoas aprendem mais facilmente quando o conteúdo é apresentado em "unidades discretas", isto é, em pequenos módulos e quando recebem um feedback imediato, indicando se o aluno teve ou não sucesso.
O ensino programado leva o aluno a estudar sem a intervenção directa do professor.

Características deste método:
- a matéria a ser aprendida é apresentada em pequenas partes;
- estas são seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado.
- o estudo é individual, "mas auxiliado pelo professor", sendo assim o aluno progride em sua própria velocidade.
Em síntese, o ensino programado leva o aluno ao conhecimento e ao aprendizado


Principais vantagens do Ensino Programado:
- cada aluno progride no seu próprio ritmo;
- o aluno avança somente com o conteúdo aprendido;
- o aluno não é deixado para trás ou perdido;
- o ensino é sequencial: o estudante passa para o material mais adiantado somente quando já domina o anterior;
- o aluno mantém-se activo e recebe imediata confirmação de seu êxito;
- os "conceitos" são representados por muitos exemplos e arranjos sintáticos, visando aumentar a generalização a outras possíveis situações;
- o registro das respostas dos estudantes fornece ao programador valiosas informações para futuros aperfeiçoamentos do programa.

Principais desvantagens do Ensino Programado:
- é socialmente isolador: os alunos fecham-se no seu próprio mundo privado enquanto aprendem;
- faltam benefícios da experiência em grupo;
- o aluno não tem opção de discordar;
- como o ensino é baseado numa hierarquia de conceitos fica difícil a aplicação deste método em áreas onde os conceitos não são tão claramente definidos, pois este método fundamenta-se em ter sempre uma resposta certa.

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